
O líder em mim
Promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.
É esta a missão do programa O Líder em Mim, que vem promovendo mudanças impactantes em mais de 3.500 escolas em mais de 50 países ao redor do planeta.
O programa foi desenvolvido nos EUA, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do consagrado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico, atendendo a crianças de 4 e 5 anos do Ensino Infantil e do 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental.
Por meio da vivência dos 7 hábitos e com a quebra de paradigmas, o Líder em Mim vem ajudando alunos e educadores a enxergarem as situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER).
Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, O Líder em Mim promove a estruturação do currículo socioemocional, possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor.
Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os faz desistir, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou são provocados. E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los.
Na sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento. Além disso, alunos que participam de programas de educação socioemocional têm mais chances de concluir a educação básica e superior, fazer mais amigos, e ter melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam. Tudo isso junto ajuda a construir uma vida melhor!
“Uma criança preparada para o futuro é um agente da transformação para uma sociedade melhor.”

Projeto de leitura
Ler, imaginar, crescer e mudar.
Hábitos Trabalhados: Seja proativo/Comece com um objetivo em mente.
O Projeto de Leitura é o mais relevante no processo pedagógico. Enriquece o vocabulário, desenvolve a escrita, a interpretação e a organização de idéias na construção de textos.
Nossa Sala de Leitura recebe os alunos semanalmente para escolha dos títulos, conforme seu interesse. Ao lerem o título escolhido, preenchem o Registro de Dados que é corrigido e devolvido ao aluno. Ao final do projeto, por alcançarem determinado número de livros, nossos alunos recebem a Medalha de LEITOR CEMACO do ano letivo como presente.
Além do objetivo maior que é construir leitores, temos a ousadia de trabalhar na construção de seres humanos melhores.

Projeto Família
Família! É preciso Cuidar.
Hábitos Trabalhados: Pense Ganha Ganha/ Crie Sinergia/Procure compreender para depois ser compreendido/Afine o instrumento.
Dar à família o valor que possui tem sido um grande desafio nos dias atuais. Nela se constrói respeito, limites e afeto. É o espaço onde se desenvolve valores de educação socializando e ensinando a criança a viver no mundo. E, mais do que viver no mundo, a ser feliz. A escola precisa formar parceria com a família, dividindo responsabilidades e somando esforços no objetivo comum de ver nosso aluno um ser humano melhor.

Projeto Meio Ambiente
Aprendendo a cuidar para não faltar.
Hábitos Trabalhados: Seja proativo/Pense Ganha Ganha.
Com ações específicas a cada ano de escolaridade, desenvolvemos atividades que contemple o despertar da consciência ambiental que todos nós precisamos ter.
Cuidar do meio Ambiente significa utilizar o que temos, mas de forma racional, dando tempo para a natureza se recompor. Isso é desenvolvimento sustentável.
Assim trabalhamos, não só no mês do projeto, mas em todo o tempo para desenvolvermos consciência cidadã íntegra em nossos alunos para que respeitem o meio ambiente com o mesmo respeito que desejamos para nós mesmos.

Feira Maker
Eu construo meu futuro.
Hábitos Trabalhados: Comece com um objetivo em mente.
O século XXI exige da educação constantes mudanças para acompanhar a evolução da sociedade. O novo perfil do aluno exige que estimulem sua autonomia e a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, o colocando como protagonista da sua trajetória educacional.
Atendendo a essas transformações, adotamos a cultura maker que é uma grande aliada para formar cidadãos aptos a pensar fora da caixa.
A ideia de fazer você mesmo, colocando a “mão na massa” para que os projetos sejam realizados com êxito, é o objetivo da Feira Maker, onde os alunos são desafiados a construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos, sem a necessidade de ser especialista em algo.

Projeto Redação e Paródia

Eu escrevo o meu futuro.
Hábitos Trabalhados: Comece com um objetivo em mente/Faça primeiro o mais importante.
Escrever bem é importante, porém escrever algo que não seja reprodução, mas produção é o grande desafio. Esse é o diferencial.
De maneira lúdica esse projeto contempla a escrita de textos com organização, clareza, concisão, coerência e que demonstrem bom domínio do português e amplo vocabulário.

Outubro Vivo
A festa dos 7 hábitos.
Hábitos Trabalhados: Seja proativo/Comece com um objetivo em mente/Faça primeiro o mais importante/ Pense Ganha Ganha/Procure compreender para depois ser compreendido/Crie Sinergia/ Afine o Instrumento.
Nas duas primeiras semanas de Outubro vivemos o Outubro Vivo, onde serão desenvolvidas ações que contemplem a saúde física e emocional de nossos alunos com a vivência dos 7 hábitos.
São dias que exalam alegria e muita disposição de todos nós. Dias aguardados ansiosamente por nossos alunos onde ser feliz é o ponto alto.

Projeto Raízes
Nossas raízes, nossa fortaleza.
Hábito Trabalhado: Procure compreender para depois ser compreendido
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ele. É uma competência urgente para a vida e, por isso, pode e deve ser desenvolvida. Neste Projeto abrimos um leque de atividades que levam à reflexão, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram (contribuem) para a formação da identidade cultural brasileira, conforme a Lei 10.639/03.

Projeto Ação de Graças
É hora de agradecer!
Hábitos Trabalhados: Seja proativo/Comece com um objetivo em mente/Faça primeiro o mais importante/ Pense Ganha Ganha/Procure compreender para depois ser compreendido/Crie Sinergia/ Afine o Instrumento.
A 4ª quinta-feira de novembro é estabelecida como o Dia de Ação de Graças.
O objetivo deste projeto é promover um ato de amor, reconhecimento e gratidão a Deus nosso Pai e Criador que tudo nos concede e que é sempre esquecido pela nossa falta de tempo, problemas diários. Estamos sempre, mesmo sem querer, colocando Deus em segundo plano, quando deveríamos presta-lhe homenagens do nascer ao pôr do sol, em agradecimento, pelas nossas vidas e por tudo que como Pai ele nos dá.

Oficina de música
A música faz parte da matriz curricular de nossa escola em horário regular, mas ainda oferecemos Oficina de Música no horário contra turno a partir do 2º ano de escolaridade com canto, violão, teclado, escaleta, percussão e flauta doce.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.
Temos percebido que as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam desempenho muito satisfatório na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas elevadas quanto à aptidão escolar.

Jiu-jítsu
Em parceria com a Academia de Jiu-Jitsu RD oferecemos aulas sem custos adicionais. A equipe que recebe e treina nossos alunos tem desenvolvido, com seriedade e compromisso, um trabalho de excelência que tem gerado grandes campeões nos tatames, os resultados escolares e na vida.
O espaço das aulas é anexo à unidade escolar que chamamos carinhosamente de CEMAQUINHO.
As aulas acontecem da tarde para a noite e precisam ser agendadas com os mestres que também avaliam as possibilidades físicas para o desenvolvimento do esporte.

Ballet

No espaço que chamamos de CEMAQUINHO acontecem as aulas de ballet, sem custos adicionais e fora do horário escolar.
Além dos benefícios para a saúde, estudos mostram que a dança ajuda a ampliar a capacidade intelectual. É uma atividade lúdica que complementa o desenvolvimento motor e psicológico.
Ao final do ano letivo acontece anualmente um belo espetáculo de ballet com a presença de familiares que se deliciam com tamanha arte e beleza.
Av. Urânio, Quadra 05, Lote 23 - Parque Alian - São João de Meriti - RJ, 25550-340
(21) 2751 6088
